Revitalização das Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha 2015

Revitalização das Festas da Rocha

Maio sempre foi o mês das Festas da Rocha. Compromisso dado no último ato eleitoral, esta ação foi inscrita como um desígnio do executivo desta Junta de Freguesia. As Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha são as Festas mais antigas desta região e tiveram um tempo glorioso, de beleza, de procura, de alegria, em que durante décadas foram as maiores Festas deste Concelho.
Não interessando agora fazer diagnósticos, cabe aos eleitos imbuírem-se de um espírito empreendedor e não deixarem morrer as tradições. Depois de em 2006 termos revitalizado as Festas de Carnaxide, em 2014 revitalizarmos as Festas da Luz em Linda-a-Pastora e reforçarmos o esplendor das Festas se São Miguel de Arcanjo de Queijas, não podíamos neste tempo, que é hoje, deixar de revitalizar as Festas da Rocha, tão queridas da nossa população.
A União pressupõe pelo menos duas partes, e neste caso, a Irmandade e a Junta de Freguesia uniram-se num projeto comum, com um pequeno grupo de pessoas com experiência e dedicação, mas apenas com uma missão, Revitalizar as Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha. Agradecemos a todos os que ajudaram a revitalizar esta Festas e em particular o apoio do Município de Oeiras.
Pretendemos continuar a Fazer para que esta tradição continue iluminada e renascida com a ajuda de Nossa Senhora, que protega os audazes, os visitantes e todos os que venham por bem, para se divertirem, numa Festa que é sua, que é nossa, que é de todos.
Jorge de Vilhena
Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas,
As Festas de 2015 - O início de um Renascimento
As Festas em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, com mais de um século de existência, já foram as maiores festas do concelho de Oeiras. Nos últimos anos, o envelhecimento dos membros da Irmandade, a crise económica em que o país mergulhou e a consequente diminuição do apoio das entidades oficiais, conduziram a uma degradação das Festas, as quais quase se extinguiram. Perante esta situação, a Irmandade contactou, em 2014, a União das Juntas de Freguesia de Carnaxide e Queijas, no sentido de tentar encontrar uma solução para o problema. O Sr. Presidente Jorge Vilhena comprometeu-se a realizar uma parceria com a Irmandade, no intuito de reavivar as Festas, recuperando o brilho e a dimensão que outrora tiveram. Em linhas gerais, a Irmandade fica mais ligada à organização da parte religiosa das Festas e a União das Juntas de Freguesia de Carnaxide e Queijas à organização da parte profana.É neste contexto que as Festas de 2015 marcam o início de um renascimento, o qual só é possível pela conjugação de esforços entre o Poder Local e a Igreja, sempre no sentido de melhor servir os munícipes. A Irmandade pede a intercessão de Nossa Senhora da Rocha para o bom êxito destas Festas, assim como a bênção para todos os peregrinos que acorrerem a este Santuário.
Zorro Mendes
Primeiro Juiz da Irmandade da Senhora da Rocha,
Festas da Nossa Senhora da Rocha como prova de resiliência de um povo
Quando a Imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, a que o povo acrescentou ‘da Rocha’ em homenagem ao sítio – Casal da Rocha-, foi encontrada, em Maio de 1822, Portugal estava mergulhado numa crise económica e social. A descoberta veio dar um alento, uma esperança a um povo espartilhado por longas décadas de infortúnios. Trata-se de Fé na mais pura aceção da palavra. Uma Fé que acalentou o sonho de melhor futuro. Por essa altura, o rei D. João VI achou o sítio menos próprio para o culto e resolveu transladar a Imagem para a Sé Patriarcal onde se manteve 61 anos. Mas o povo, mesmo mortificado pela dor ganhou forças e não descansou enquanto não conseguiu que a Imagem regressasse a ‘sua casa’, conseguindo-o por intermédio de Tomás Ribeiro.
O Santuário da Nossa Senhora da Rocha ganhou uma importância inquestionável nos anos consequentes à sua construção, já nos idos anos de 1893. Abordo esta resenha histórica apenas para identificar que há na génese do culto à Nossa Senhora da Rocha uma resiliência demonstrada pelo povo de Carnaxide e permitiram-me acrescentar que essa é uma característica de todos os Oeirenses. Reflete-se em todos nós a capacidade da superação, mesmo que envolvidos numa situação social e económica deficiente.
Hoje, a União das Freguesias de Carnaxide e Queijas em conjunto com a Irmandade pretendem revitalizar estas Festas que são as mais antigas desta União de Freguesias e que viam, de há algum tempo a esta parte, um esmorecimento, um soçobrar perante uma crise que se tem mostrado implacável. Buscou-se essa capacidade de renascimento e o resultado é que este ano será marcado por um novo impulso que não nos coibimos de apadrinhar e de apoiar pela certeza que temos da importância não só do Culto a Nossa Senhora da Rocha, mas de uma forma mais lata, das festas e romarias na identidade de um povo. Trata-se de apoiar e cuidar do nosso património histórico e, neste caso, religioso.
Um bem-haja à Irmandade por nunca baixar os braços e à União das Freguesias de Carnaxide e Queijas por ter sabido ser um parceiro inquestionável junto da sua população.
Paulo Vistas
Presidente da Câmara Municipal de Oeiras,
Programa Integral das Festas
22 de MAIO (sexta-feira)
18H00 - Inauguração da Feira
22H00 - Atuação Musical com Sérgio Rossi
23 de MAIO (sábado)
16H00 - Atuação do Grupo Coral e Musical LUPECA Associação de Moradores Luta Pela Casa
17H00 - Atuação Musical com Fernando Correia
22H00 - Atuação Musical com Melão
24 de MAIO (domingo)
Tarde de Folclore
15H00 - Rancho Folclórico As Macanitas de Tercena
15H45 - Rancho Folclórico Os Rancheiros de Vila Fria
16H30 - Grupo de Canto e Dança do CCD da CMO e SIMAS
18H00 - Demonstração de Krav Maga,pela Associação Krav Maga KG
28 de MAIO (quinta-feira)
21H30 - Baile com Trio Maravilha
29 de MAIO (sexta-feira)
22H00 - Atuação Musical com Allana Parker
30 de MAIO (sábado)
17H30 - Atuação do Coro Os Traquinas - Centro Social eParoquial de S. Romão de Carnaxide
22H00 - Atuação Musical com Toy
31 de MAIO (domingo)
17H30 - Atuação da Banda da Sociedade FilarmónicaFraternidade de Carnaxide
Dia Mundial da Criança
1 de JUNHO (segunda-feira)
17H00 - Atuação do Ventríloquo José Freixo
Programa Religioso
24 e 31 de Maio - 12H30 - Missa
22 de Maio a 1 de Junho - 21H00 - Terço Diário
31 de Maio - 12H30 - Missa em honra de Nossa Senhorada Conceição da Rocha, seguido de procissão pelas 16h00, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide
2015/05/14 JF UF Carnaxide e Queijas

