Exposição coletiva de pintura de 22 crianças e jovens artistas
{yoogallery src=[/images/stories/exposicaojovem14] width=[100]}
A Junta de Freguesia dotou a sua sede em 2007 de um espaço expositivo que permite a realização de exposições periódicas, individuais ou coletivas de artes plásticas.
O desafio foi lançado a todos os munícipes residentes na nossa União de Freguesias através deste portal, mediante inscrição prévia do próprio.
Desta vez e inserido na 9ª Edição do Fim-de-semana Jovem e Dia Mundial da Crainça 2014, o desafio foi aceite pela Sra. Viviana Rodrigues, professora de artes que propôs aos seus 22 jovens alunos para que desenvolvessem um trabalho tendo por base o tema Natureza Morta. Esta é a primeira exposição destas crianças e jovens.
Convidamos V. Exa. a visitar a exposição coletiva de Pintura de Jovens Artistas, no âmbito da 9ª Edição do Fim de Semana Jovem e Dia da Criança 2014, entre dia 30 de Maio e 12 de Junho, de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento ao público desta Autarquia e que decerto ficará agradado pelas obras expostas.
ATELIER VIVIANA RODRIGUES
Viver com criatividade significa sermos o artista da nossa própria vida, viver com alegria e satisfação. A arte pode constituir um caminho que leva adultos, jovens e crianças a conhecerem-se, a crescer de forma saudável aprendendo a fazer escolhas, decisões, percorrer novos caminhos, estabelecer novas relações e descortinar novos horizontes.
Ao contrário do que muitas vezes se pensa, a capacidade de “fazer” arte, de viver esse mundo, não é só de um conjunto muito restrito de pessoas talentosas, ela é comum a todos nós, esta é uma aptidão que é universal, que faz parte de todos os seres humanos.
Foi proposto aos jovens artistas, pelo Atelier Viviana Rodrigues, que desenvolvessem um trabalho tendo por base o tema Natureza Morta. Foram apresentados alguns pintores que desenvolveram este tema, como por exemplo Cezanne e Van Gogh, e cada jovem deu largas à sua imaginação. Desta forma pretendeu-se que cada um explorasse dentro de si um mundo que geralmente desconhece e resolvesse as suas dificuldades e conflitos interiores, descobrindo-se por meio do seu próprio imaginário e criatividade. De facto, não se pretende só que os alunos aprendam a pintar e a desenvolver as suas aptidões, mas também que estes momentos possam ser uma forma de aliviarem o stress e de desenvolverem a sua capacidade de concentração, bem como o seu próprio autoconhecimento, a descoberta do seu próprio eu.
À questão “O que é para ti a pintura?” cada aluno respondeu:
Afonso Faria (7 anos)
“Para mim a pintura é uma arte muito gira.”
Camila Oliveira (7 anos)
“A pintura para mim é o que gostaria de fazer o dia inteiro.”
Filipa Cardoso (7 anos)
“A pintura para mim é tudo o que eu quero, e a maior atividade de sempre, porque a minha vida é pintura, e eu quero ser pintora.”
Francisco Almeida (7 anos)
“Aprender a pintar! Ganho desenhos e cultura!!!”
Martim Freitas Bidarra (7 anos)
Uma sensação diferente, eu adoro pintar.”
Inês Magalhães (8 anos)
“Para mim a pintura é divertida”
Teresa Gonçalves (8 anos)
“Para mim a pintura é diversão e beleza.”
Sofia aleixo (8 anos)
“A pintura é uma forma de descontrair e pensar em coisas boas.”
Madalena Freitas (9 anos)
“Para mim a pintura é uma arte que quando a fazem e mostram não são só os outros que ficam contentes com a pessoa que fez a pintura, é a própria pessoa que também sente.”
Raquel Carvalho (9 anos)
“A pintura para mim é uma das coisas que me faz feliz e é uma maneira de nos dar inspiração para outras coisas, também nos faz descontrair. A pintura não tem limites na imaginação.”
Madalena Carrilho (10 anos)
“Para mim a pintura é uma forma de ficar relaxada!”
Amélia Marinhero (11 anos)
2014/05/30 JF UF Carnaxide e Queijas

