site logo profile

Psicoterapia Individual, para que serve?

A psicoterapia individual é o tratamento através de métodos psicológicos de problemas de natureza emocional, donde uma pessoa (o paciente) estabelece deliberadamente uma “relação profissional” com outra pessoa (o terapeuta) que o ajudará a remover e modificar sintomas de mal-estar existentes, prevenir alguns outros, integrar comportamentos e promover o crescimento.

O processo de psicoterapia, entre outras coisas, facilitará a expressão dos sentimentos, uma vez que estes, normalmente, não se expressam de um modo directo, aparecendo em forma de símbolos através dos comportamentos, que serão compreendidos, traduzidos, integrados e se necessário modificados.

A psicoterapia tem como objectivo primordial a procura, a cada momento, do equilíbrio entre o pensar e o sentir. Para isso, é tão importante, a tomada de consciência de si mesmo, o “dar-se conta”, que a/o ajudará a prestar atenção e permitir a reconhecer o modo como as suas formas habituais de pensamento influenciam as suas experiências, limitam as suas possibilidades e restringem de ser mais positivo, nutritivo e criativo. O paciente que presta atenção a si mesmo reporta em voz alta o que acontece, e o terapeuta ajuda-o a ser honesto consigo mesmo, a reconhecer a suas próprias feridas emocionais para poder sana-las e seguir em frente.

A psicoterapia individual vai permitir restabelecer o equilíbrio emocional e relacional com o objectivo primordial de conseguir uma vida mais plena, mediante:

• o reconhecimento e expressão das emoções;
  • o contacto com as necessidades para poder satisfazê-las;
  • o aumento da autoestima e uma maior confiança em si mesmo;
  • o aperfeiçoamento no contacto interpessoal e intrapessoal;
  • ultrapassar perdas e sanar feridas emocionais;
  • definir e alcançar objectivos;
  • a optimização e desenvolvimento de recursos pessoais (cognitivos, emocionais e comportamentais.

No caso de considerar necessário ver esclarecida qualquer dúvida a propósito deste tema, lembre-se que a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas proporciona o serviço de Psicologia à comunidade em geral, mediante marcação prévia nos serviços de atendimento da Junta de Freguesia AQUI.

“CUIDAMOS DE SI”

Tânia da Cunha