site logo profile

III Edição da Revitalização das Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha 2017

Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha 2017Caras e Caros concidadãos,

Compromisso dado e honrado a União das Freguesias de Carnaxide e Queijas pegou nestas Festas em 2015 e levantou o imaginário, a esperança de tantos peregrinos e devotos de Nossa Senhora da Conceição da Rocha que desde 1822 continuam a adorar este Santuário e estas Festas que são um marco na História do mês de Maio.Este é o nosso tempo, o presente é já hoje e por isso nunca esquecemos o passado, que é feito de tradições e do seu tempo, mas o presente deve ser celebrado pelo que é feito todos os dias e que infelizmente outros não ousaram Fazer.Presidente Jorge de Vilhena Agradecer é ser grato e agradecemos ao Sr. Primeiro Juiz e a sua equipa e ao Sr. Reitor da Irmandade pela confiança e apoio, ao Município de Oeiras todo o empenho que neste mandato tiveram vontade ?de levantar esta Festa Secular com uma equipa experiente da Junta de Freguesia que pelo terceiro ano programa, envolve a comunidade e executa com uma gestão eficiente e eficaz. Para o próximo mandato pretendemos continuar esta tradição, cada ano mais consolidada, ?com a certeza que Fazemos com todos e para todos e que Nossa Senhora protega os que vierem visitar o Santuário e as Festas da Rocha 2017 e todos aqueles que contribuem efetivamente com o seu trabalho para acrescentar valor às tradições, costumes, nunca esquecendo os valores de cidadania e da celebração!

Jorge de Vilhena
Presidente da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas


Presidente Paulo Vistas

O nosso Santuário por Excelência

Este ano vimos Portugal preparar-se para receber a sua Santidade o Papa Francisco, e vimos a população acorrer a Fátima para o ver. Portugal parou para orar e percebemos que, não obstante de sermos um estado laico, a fé move grande parte da população. E quando não é a Fé a prostra-nos perante esta dimensão católica é, sem sombra de dúvida, o nosso respeito por quem a tem.
Hoje, mais do que nunca, está provado que os santuários, lugares de peregrinação, de amor, de Fé, de compaixão, devem, por ser um lugar de apropriação da população crente, ser cuidada e preservada. O Santuário de Nossa senhora da Rocha é o nosso sítio, por excelência, de peregrinação. Quando a imagem de nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, foi encontrada em Maio de 1822, Portugal vivia mergulhado numa severa crise económica e por conseguinte também social. A descoberta da Nossa Senhora da Conceição veio trazer um alento, uma força e uma certeza numa melhoria. E se a Fé serve para nos alavancar para o futuro, para nos serenar face aos infortúnios, como não abraça-la e apoiá-la?
Quase dois séculos passados desde esse Maio de 1822, é imperioso que não se deixe de cuidar deste nosso santuário que não é só da população de Carnaxide e Queijas, mas que é de todos nós.
Por isso, o meu agradecimento à Irmandade por manter o Santuário ‘vivo’ para quem aqui vem em devoção e à União de Freguesias de Carnaxide e Queijas pela luta constante no apoio junto da irmandade e da população. Nós ajuntamo-nos cientes da importância deste lugar para quem é movido pela Fé, mas também pelos que apenas aqui chegam de forma profana para se divertir. Este é um lugar de todos. Em absoluto.

Paulo Vistas
Presidente da Câmara Municipal de Oeiras


Festa da Rocha

Reitor João Chaves

Mais uma vez, na data tradicional - fins de Maio, princípios de Junho -, celebra-se a Festa de Nossa Senhora da Rocha, santuário mariano erguido em solo da freguesia de Carnaxide Queijas. É um santuário e festa que já tiveram grande relevância, não só local, mas também regional, e que, compreensivelmente, se ressentem das mudadas condições religiosas, sociais, económicas e culturais. Felizmente, a Irmandade do Santuário e a Junta de Freguesia apostam na continuidade do culto e das festividades, conjugando esforços na dimensão religiosa e social, numa feliz integração, própria de quem tem como objetivo servir a pessoa humana e a comunidade que esta forma. Na minha qualidade de Reitor do Santuário, agradeço a colaboração da Autarquia, do seu Presidente, dos membros da Junta e dos que asseguram os serviços, nomeadamente os intervenientes na preparação e condução da Festa. E convido quantos lerem estas linhas a comparecer nos actos de culto, nos arraiais e passatempos organizados, tudo isso num gesto também de solidariedade humana, a que a religião cristã não é nem deve ser alheia. A alegria humana e a solidariedade com quantos - feirantes e outras atividades - esperam tirar um honesto lucro da Festa não são indiferentes a Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa mãe. Bem-haja a quantos organizam e colaboram na Festa da Senhora da Rocha, e um bem-vindo a quantos comparecerem nela, quaisquer sejam as razões que os movam, uma vez que sejam de bem.

João Chaves
Reitor do Santuário


Juiz Manuel Gonçalves

As festas anuais em honra de Nossa Senhora da Rocha

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha é um dos santuários marianos mais visitados da região de Lisboa e todos os anos organiza, entre o final de Maio e princípios de Junho os seus festejos. Este ano de 2017, no dia 28 de Maio, completam-se os 195 anos. Entramos assim no ultimo período dos 5 anos que antecedem a Grande Festa do Bicentenário (no ano de 2022).Vamos manter a tradição dos festejos entre o ultimo domingo de Maio e o primeiro de Junho, sendo que a procissão solene que deveria ser no primeiro domingo da festa, que este ano coincide com o seu aniversário, dia 28, devido aos acontecimentos do final da taça de Portugal, terá que passar para o primeiro domingo de Junho, dia 04, dia de Pentecostes, mas também, com um percurso mais alargado que se estenderá até Linda-a-Pastora, respeitando, assim, toda a história dos acontecimentos da Rocha e da importância que teve para toda esta região e para o país, em geral!... Vamos fazer com que seja já uma grande festa, como preparação de uma Grande Festa - a do Bicentenário! O mês de Maio de 2017 é assim um grande motivo de alegria para todos nós devotos de Nossa Senhora, porque se celebram 195 anos sobre os acontecimentos da Rocha, porque se celebra o centenário de Fátima, porque temos a visita do Santo Padre, o Papa Francisco, ao Santuário de Fátima, mas, principalmente, porque, também dois rapazinhos, semelhantes aos nossos sete, o Francisco e a Jacinta, são Canonizados! Que alegria para todos nós crentes e não crentes de Portugal e de todo o Mundo, este mês de Maio de 2017!... Obrigado a todos os devotos, peregrinos e amigos, que ajudaram a tornar realidade esta grande festa da Rocha, ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, ao Sr. Presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, aos Srs Comerciantes, à PSP, aos Bombeiros Voluntários de Linda a Pastora e Carnaxide, para todos peço à Mãe do Céu, a Senhora da Rocha, que vos proteja, vos abençoe e vos inspire nas vossas vidas!.... Bem hajam!...

Manuel Gonçalves
Primeiro juiz da Irmandade


PROGRAMA DE ANIMAÇÃO
  • 26 MAIO (sexta-feira)
    • 19h00 - Abertura da Feira
    • 22h00 - Espetáculo "PIMBA CHIC" - Mc Quimbé e DJ Rubim
  • 27 MAIO (sábado)
    • 17h00 - Atuação do Coro "Os Traquinas" - Centro Social e Paroquial de S. Romão de Carnaxide
    • 22h00 - Atuação Musical com "Melão e sua banda"
  • 28 MAIO (domingo)
    • 15h00 - Tarde de Folclore
    • Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega (Alto Minho Interior)
    • Rancho Folclórico e Etnográfico "Os Oleiros" (Alta Estremadura)
    • Grupo Folclórico Santa Maria de Moure (Baixo Minho Cávado)
    • Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Algarve)
    • Rancho Folclórico "As Lavadeiras" do Sabugo (Estremadura)
  • 01 JUNHO (quinta-feira) Dia da Criança
    • 18h30 - Atuação do Estúdio de Dança de Carnaxide
    • 19h00 - Atuação da classe de Hip Hop "Line Up" e da classe de Dança Desportiva do CCCD
  • 02 JUNHO (sexta-feira)
    • 22h00 - Espetáculo de Música Tradicional Portuguesa "Pé d'Areia" (Peniche)
  • 03 JUNHO (sábado)
    • 17h00 - Atuação do Grupo Coral e Musical LUPECA - Associação de Moradores Luta Pela Casa
    • 22h00 - Atuação Musical com "Jéssica Portugal"
  • 04 JUNHO (domingo)
    • 17h30 - Atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide
    • 20h00 - Atuação com "Trio Maravilha"
PROGRAMA RELIGIOSO
  • 27 de MAIO a 03 de JUNHO
    • 21h30 Terço Diário, Igreja de Nossa Sra. da Conceição da Rocha
  • 28 de MAIO (domingo)
    • 12h30 Missa Solene, Igreja de Nossa Sra. da Conceição da Rocha
  • 04 de JUNHO (domingo)
    • 12h30 Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha | 16h00 Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide (com percurso alargado)

*o programa poderá sofrer alterações por motivos imprevistos alheios à organização

2017/05/05 JF UF Carnaxide Queijas/Irmandade de Nossa Senhora da Conceição da Rocha

Siga-nos
  • facebook button
  • twiter button
  • insta button