4ª Feira Social UFCQ - Queijas ComVida – Rastreios de Saúde

4ª Feira Social UFCQ Desde há vários anos a esta parte, esta Junta de Freguesia, agora integrando os territórios de Carnaxide e Carnaxide e Queijas, vem intensificando a sua prática de orientação social, diversificando as valências, actividades, serviços e apoios neste âmbito.

Deste modo, conforme inscrito nas Orientações do Plano de Acção para 2017, no decurso do corrente mês de Maio realizar-se-ão mais duas iniciativas, já enraizadas na comunidade. Tratam-se da Feira Social e da actividade Queijas ComVida - Rastreios de Saúde que, um ano mais, decorrerão em simultâneo.

O seu principal objectivo consiste na realização de uma mostra global das instituições e Projectos sociais desenvolvidos e implementados no território da União das Freguesias, divulgando a oferta social existente, promovendo as atividades das instituições parceiras, os seus mecanismos de intervenção e a cooperação institucional. Participarão nesta actividade cerca de 20 entidades.

A iniciativa “Queijas ComVida - Rastreios de Saúde”, iniciada há vários anos tem como objectivo proporcionar a realização de testes que visam avaliar a condição de saúde da população, alertando para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adopção de estilos de vida e comportamentos saudáveis. Serão 9 as entidades envolvidas na promoção dos rastreios.

A Junta de Freguesia de Carnaxide e Queijas convida assim os seus munícipes a participar nestes eventos, que decorrerão na zona adjacente ao Mercado de Queijas, nos dias 19 e 20 de Maio de 2017, entre as 10h e as 17h30.

A entrada e participação em todas as actividades é livre.

Actividades
  • Mostra Social | Exposição Permanente das instituições Sociais | Venda Solidária
  • Demonstração e promoção de actividades desportivas para livre participação pela comunidade;
  • Organização e dinamização de espectáculos [Actuações Infantis e Séniores];
  • Animações infantis diversas [jogos tradicionais, dinâmicas várias] ;
  • Workshops
  • Acção de prevenção rodoviária em circuito para crianças;
  • Rastreios de Saúde: Colesterol | Glicemia | Tensão arterial | IMC |  Osteoporose | Osteartrose | Visuais | Auditivos | Orais
Programa:

Dia 19 de Maio (6ª feira)

• 10h – 12h
    Actividades infantis diversas ao ar livre, no Jardim Municipal de Queijas [Insufláveis, recitação de poesia criada pelos utentes dos equipamentos locais, atuações infantis.
  • 9h30 – 12h30 | 14h30 – 16h
    Acção de Prevenção Rodoviária para as crianças das escolas locais, no Ringue, junto ao Mercado Municipal de Queijas;
  • 10h – 13h00 | 14h30 – 16h
    Exposição de viaturas das forças de intervenção – Bombeiros e Polícia, no espaço adjacente ao Mercado de Queijas;

Dia 20 de Maio (sábado)

• 10h – 13h | 14h30 – 17h30
    Queijas ComVida – Rastreios de Saúde [IMC, glicémia, tensão arterial, colesterol, visual, oral, osteoartrose, osteoporose];
  • 10h
    Workshop Defesa Pessoal;
    Demonstração de Karaté;
    Workshop Saúde [Tema: Cuidar da Mente - Depressão - doença da moda?]