• Carnaxide e Queijas são uma ecofreguesia

Carnaxide e Queijas são Ecofreguesia

pegada ecologicaruas

Carnaxide é uma ecofreguesia (2007-2013)

Pendão de boas vindas assinala Carnaxide como uma Eco Freguesia

No passado dia 26 de Março de 2007 foi colocado um pendão pela Empresa tratolixo, um pendão na entrada de Carnaxide, nomeadamente na Avª do Forte, que distingue Como Eco Freguesia.
Pendão eco Freguesia Carnaxide 2008

Junta de Freguesia distinguida pela Tratolixo com o título de Eco Freguesia

entregaeco.jpg Em cerimónia realizada no dia 23 de Janeiro nas instalações da Tratolixo em Trajouce, foi atribuído à Freguesia de Carnaxide o título de Eco freguesia. Tratando-se de uma distinção, reconhece e premeia o trabalho desenvolvido na promoção das melhores práticas de separação de resíduos e preservação do ambiente. Para além das Entidades sedeadas na Freguesia que também participaram no projecto, a Junta de Freguesia levou a cabo acções de sensibilização, colocação de MUPIS na via pública apelando à separação dos lixos com a oferta de ecopontos domésticos e à recolha dos dejectos animais, bem como exposições de trabalhos executados por alunos de Escolas e ATL’S da Freguesia com distribuição material informativo à população.

• Projecto Eco Freguesias - CarnaxideCelebração de acordo de colaboração entre a Junta de Freguesia de Carnaxide e a Tratolixo, no âmbito do Projecto Eco Freguesias

Na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações, em particular de Carnaxide e tendo as Juntas de Freguesia um papel dinamizador enquanto entidades administrativas mais próximas do cidadão e, ainda, considerando que a Tratolixo e as Juntas de Freguesia partilham o entendimento que o bem-estar e a qualidade de vida dos fregueses que assenta na salvaguarda dos valores ambientais, nomeadamente através da separação dos resíduos e na valorização do espaço público, foi celebrado o Acordo de Colaboração com a Tratolixo, no âmbito da iniciativa Eco freguesias Tratolixo 2007.
Aderiram ainda a este projecto diversas Instituições da Freguesia: Colégio Monte Flor, Agrupamento de Escolas Carnaxide/Valejas, Sociedade Filarmónica de Carnaxide, PSP de Carnaxide, Associação dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide, Farmácia Central, Agrupamento de Escuteiros e Assomada.
A Junta de Freguesia já promoveu diversas acções externas e internas, com a colocação de MUPIS em diversos locais, para sensibilização dos seus Munícipes e dotando os Serviços internos da Junta, com todos os dispositivos de recolha selectiva.

Outras Campanhas de sensibilização on-line e Mupis estáticos

separação de lixo

Recolha de dejectosRecolha de dejectos - Licenciamento e registo

Reduzir a pegada ecológica
Campanha de reciclagem
Renove a licença do seu cão sem sair de casa
área canina
proteja o ambiente

904285 10151365307115264 1799586355 o

Queijas é uma ecofreguesia (2007-2013)

A Tratolixo, no âmbito da melhoria da qualidade de vida das populações, lançou a ideia das ECOFREGUESIAS, que mais não é de que um incentivo a que as freguesias aderentes, tomem medidas no sentido de divulgar e incentivar o bem-estar e a qualidade de vida dos fregueses, na salvaguarda dos valores ambientais, nomeadamente através da separação dos resíduos e na valorização do espaço público.
Junta de Freguesia não se podia alhear desta iniciativa e, por acordo de colaboração entres as duas entidades, aderiu ao projecto, esperando merecer o direito a usar o título de ECOFREGUESIA.
Neste sentido, sensibilizámos já algumas das entidades da Freguesia que, de imediato, se prontificaram a colaborar e a participar nos eventos e actividades a serem realizadas no âmbito desta campanha.

Não podemos deixar de enumerar as entidades que já aderiram e que são:
            Centro Social e Paroquial S. Miguel de Queijas
            CAIQUEL-Centro Alimentar Ideal de Queijas